domingo, 9 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: A MULHER MUÇULMANA


 
Bismallah
Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.
 

                                                              A Mulher
Falaremos agora sobre um assunto muito importante nos dias de hoje os direitos da mulher, há 2 pontos que se devem levar em conta quando falamos sobre esse assunto. 1- Desde tempos imemoriais que o Islam tem sido vítima de uma distorção deliberada por parte dos Não-Muçulmanos, há muitas mentiras quando se fala sobre a mulher no Islam. 2-Há também o fato é o de que infelizmente um certo número de seguidores do Islam é incapaz de compreender a essência da verdadeira religião, fazendo atos horríveis e detestáveis aos olhos de Allah(SWT)

Antes do Islam a mulher não era considerada na sociedade, não era tratava por igual, era só um objeto de prazer. Uns matavam as filhas na Arábia enterravam-nas vivas; noutras partes queimavam viúvas vivas, as mulheres nem podiam ler livros religiosos. Os homens casavam quando queriam, divorciavam-se delas quando lhes apetecia e casavam com o número de mulheres que queriam. Na Europa era considerado que a mulher não tinha alma
Na lei romana a mulher era completamente dependente; se casasse, a sua propriedade passava pelo marido; e como escrava, adquirida só para o seu benefício; a mulher não podia exercer nenhuma função pública ou civil, nem podia fazer testamento ou contrato.

Era costume, entre os árabes, antes do Islam, não deixar qualquer coisa em testamento às mulheres, eles diziam: "Ninguém herdar de nós exceto o que carrega a espada e defende nossa pátria". Portanto, quando um homem morria, o seu filho herdava todos os seus bens e se ele não tivesse filho, o seu herdeiro seria alguém de sua família, fosse seu pai irmão ou tio. Havia também aqueles que enterravam suas filhas vivas, pois queriam homens, e o Islam abole os costumes citados acima. A Bíblia diz em Eclesiastes 22:3 "O nascimento de uma filha é uma prejuízo".

A mulher no Islam tem direito a herança, e de dispor dos seus bens como quiserem. Diz Allah, o Altíssimo: Não ambicioneis aquilo com que Deus agraciou uns, mais do que aquilo com que (agraciou) outros, porque aos homens lhes corresponderá aquilo que ganharem assim, também as mulheres terão aquilo que ganharem. Rogai a Deus que vos conceda a Sua graça, porque Deus é Onisciente. (4: 32). Este direito dado à mulher no estatuto muçulmano há 1400 anos atrás, só foi conquistado pela mulher no Brasil em 1962, quando teve os direitos de assinar contratos e receber herança se a autorização do marido. Na Inglaterra, só em 1882 lhe foi assegurado o direito de dispor do seu dinheiro.

A mulher muçulmana também pode votar. Enquanto ela teve este direito há 1400 anos, nos Estados Unidos, a mulher só conseguiu esse direito em 1916, e no Brasil, em 1932.

O Islam teve uma mulher como primeiro ser humano a declarar que o Criador era Um e que Muhammad[S] era Seu Profeta. Khadija(R) foi essa mulher.

O Islam ensina que a origem do homem e da mulher é da mesma essência, possuem a mesma alma, e que foram equipados com capacidades iguais para os méritos intelectuais, espirituais e morais, e considera os direitos da mulher sagrados.
''Quanto aos muçulmanos e às muçulmanas, aos fiéis e às fiéis, aos consagrados e às consagradas, aos verazes e às verazes, aos perseverantes e às perseverantes, aos humildes e às humildes, aos caritativos e às caritativas, aos jejuadores e às jejuadoras, aos recatados e às recatadas, aos que se recordam muito de Deus e às que se recordam d'Ele, saibam que Deus lhes tem destinado a indulgência e uma magnífica recompensa.Não é dado ao fiel, nem à fiel, agir conforme seu arbítrio, quando Deus e o Seu Mensageiro é que decidem o assunto.'' ( 33ª Surata, Al Ahzab, versículo 35 e 36)

ALCORÃO

No Alcorão a respeito da mulher não difere da do homem. Ambos são criaturas de Deus e têm como sublime meta adorar seu Senhor, fazer boas ações e evitar o mal e por isso serão avaliados pelos seus atos. O Alcorão jamais menciona que a mulher é a porta de entrada para o mal ou que ela é uma enganadora por excelência, como veremos mais tarde. "Quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com o melhor de suas ações" (16:97).
De acordo com o Alcorão Sagrado, Eva não é responsável pelo pecado original, mas sim ambos são responsáveis, com a desobediência ao decreto de Deus Altíssimo.
O Alcorão Sagrado adverte aos homens que oprimem ou maltratam as mulheres, para ficarem com o dote ou dinheiro caso o casamento tenha acabado, e proíbe algo que era comum, herdar mulher como herança. Deus o Altíssimo diz no Alcorão Sagrado: ''Ó crentes, não vos é permitido herdardes as mulheres, contra a vontade delas , nem as atormentardes, com o fim de vos apoderardes de uma parte daquilo com que as tenhais dotado, a menos que elas tenham cometido comprovada obscenidade. E harmonizai-vos com elas; pois se a menosprezardes, podereis estar depreciando um ser que Deus dotou de muitas virtudes.'' (4ª Surata, An Nissá, versículo 19)
Muito se fala que o Alcorão diz que o homem é superior a mulher e que ela é dependente dele, isso é uma blasfêmia "E elas (as mulheres) têm direitos sobre eles, como eles os têm sobre elas, condignamente; mas os maridos conservam um grau sobre elas.'' (Alcorão Sagrado 2:228). Tal grau é "Qiwamah" (a manutenção e a proteção), isto refere-se à diferença natural entre os sexos, que sujeita o sexo fraco à proteção. Tal não implica qualquer tipo de superioridade, ou de vantagem, perante a lei. Todavia, o papel masculino de chefe em relação à sua família, não significa a prepotência do marido sobre a sua esposa. E sim que mesmo que a mulher trabalhe quem deve ser o responsável pela casa é o homem, o dinheiro da mulher fica para a mulher, a menos que haja um consenso entre o casal. Vejamos agora um Hadith do Profeta(S) ''Sabei que tens direitos sobre as vossas mulheres e elas têm direitos sobre vós. Os vossos direitos é não vos traírem, nem permitirem que entre em vossas casas quem não desejais, e os seus direitos sobre vós é que deveis tratá-las bem, alimentando-as e vestindo-as.''
No Alcorão, Allah(SWT) diz que o relacionamento marido e mulher é coma as vestes, ''Acerca-vos de vossas mulheres, porque elas são vossas vestimentas, e vós os sois delas.'' (2ª Surata, Al Bacara, versículo 187) Da mesma maneira que uma veste dá conforto ao corpo, assim também o marido encontra o conforto em sua esposa, e a sua esposa também encontra o conforto em seu marido. Assim como as vestes protegem do frio e da nudez, tanto o marido e tanto a mulher, devem se encontrar protegidos justo um do outro.
''Harmonizai-vos com elas; pois se a menosprezardes, podereis estar depreciando um ser que Deus dotou de muitas virtudes.'' (4ª Surata, An Nissá, versículo 19)

A Mulher nas tradições, cristãs, judaicas, e hindu.

O Hinduísmo diz:
"Por uma moça,  por uma jovem mulher, ou até mesmo por uma idosa, nada deve ser feito independentemente, mesmo na sua própria casa. Na infância uma fêmea deve ser submetida ao seu pai, na juventude ao seu marido, e quando da morte do seu senhor, aos seus filhos; uma mulher nunca deve ser independente."
"Não existe criatura mais pecadora do que a mulher. A mulher é o fogo ardente. Ela é o gume afiado da navalha. É o conjunto de tudo isto. Os homens não devem amá-las ...."
Judaísmo
Os rabinos judeus listaram nove maldições infligidas às mulheres, como resultado da expulsão do Paraíso que segundo eles é culpa de Eva: "Para a mulher Ele deu nove maldições e a morte: o peso do sangue da menstruação e o sangue da virgindade; o peso da gravidez; o peso do parto; o peso de educar crianças; sua cabeça é coberta como no luto; ela fura a orelha como uma escrava permanente, ou escrava que serve ao seu senhor; ela não deve ser tomada por testemunha; e depois de tudo a morte". Eles também dizem em suas orações matinais''louvado seja Deus que não nos fez mulher ´´ E  alguns rabinos declaram firmemente "é preferível que as palavras da Tora(livro sagrado dos judeus) sejam destruídas pelo fogo a serem partilhadas com uma mulher".

Na Bíblia
"Nenhuma maldade está mais próxima do que a maldade de uma mulher" ... "O pecado começa com a mulher e, graças a ela, todos nós devemos morrer". (Eclesiastes 25:19,24).
"Eu acho a mulher um pouco pior do que a morte, porque ela é uma armadilha, cujo coração é um alçapão e cujas mãos são cadeias. O homem que agrada a Deus foge dela, mas ao pecador ela o aprisionará ... enquanto eu estava procurando, e não estava encontrando, achei um homem correto entre mil, mas não encontrei uma só mulher correta entre todas elas" (Eclesiastes 7:26-28).
Foi pela mulher que começou o pecado, e é por causa dela que todos morremos. Livro do Eclesiástico 25, versículo 33
Toda malícia é leve, comparada com a malícia de uma mulher; que a sorte dos pecadores caia sobre ela!Livro do Eclesiástico 25, versículo 26
"Mas, se seu pai a proíbe quando ele a ouve fazer o juramento, nenhum de seus juramentos ou garantias pelas quais ela se obrigava, permanecerão ... Seu marido pode confirmar ou anular qualquer juramento que ela faça ou qualquer garantia prometida para negar-lhe" (Números 30:2/15).

Vejamos agora passagens de santos da Igreja católica falando sobre a mulher, passagens onde Paulo também fez acusações parecidas e em contrapondo passagens alcorânicas sobre o mesmo assunto.
''A mulher é filha da falsidade, sentinela do inferno, a inimiga da paz; pôr causa dela Adão perdeu o Paraíso.'' (São João Damasceno)
''A mulher é o instrumento de que se utiliza o diabo para ganhar as nossas almas'' (São Cipriano)
''A mulher é a fonte do braço do diabo, e a sua voz é o chiado da serpente.'' ( Santo Antônio)
''Porque o homem não foi feito da mulher, mas a mulher do homem. E o homem não foi criado pôr causa da mulher mas sim a mulher pôr causa do homem.'' (I Coríntios 11: 8-9)

''Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com ela convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Pôr certo que nisto há sinais para os sensatos.'' (30ª Surata, Ar Rum, versículo 21)

O pregador Martinho Lutero diz sobre a situação da mulher no parto "Se elas se cansarem ou mesmo morrerem, isto não é problema. Deixe-as morrer no parto, é para isso que estão aqui".
Esses textos deixam o leitor chocado, pois não foram ditos de alguém machista ou comum, mais sim de Santos e grande lideres religiosos.

Poligamia

A poligamia no islam é permitida para os homens e limitada por Deus num número de quatro mulheres, desde que o marido as trate com igualdade, no que se refere ao tempo gasto em sua companhia e benefícios materiais, é claro que não podemos controlar nossos sentimentos, podendo preferir uma à outra esposa, mas devemos ser equitativo na maneira de tratá-las.
A poligamia é uma exceção e não uma regra. É essencial o consentimento da primeira mulher, para se ter uma segunda. É uma licença válida para até quatro esposas. Antes do Islam não havia limites, sem garantias de qualquer tipo.
Nenhum livro sagrado proibiu ou regulamenta a poligamia, era um fato aceito em praticamente todas as sociedades. O único livro sagrado que regulamenta e coloca condições sobre a poligamia é o Alcorão. O Alcorão é o único livro santo no mundo em que esta frase aparece: "Case-se com apenas uma".

A Bíblia não condenou a poligamia. Pelo contrário, o Velho Testamento e os escritos rabínicos freqüentemente atestam a legalidade da poligamia. Dizem que o Rei Salomão teve 700 esposas e 300 concubinas (Reis 11:3). Também o Rei Davi teve muitas esposas e concubinas (2 Samuel 5:13). O Velho Testamento tem algumas injunções em como distribuir a propriedade de um homem entre seus filhos de diferentes mulheres (Deuteronômio 22:7). A única restrição com relação à poligamia é a proibição de tomar uma irmã da esposa como uma esposa rival (Levítico 18:18).


 Hijab

É visto no ocidente como maior símbolo de opressão a mulher, nada é mais equivocado do que isso. E mesmo assim as mulheres continuam a usa-lo sob a multa, e protestam pelo direito de usa-lo livremente. Será que as mulheres querem ser oprimidas?

''Ó profeta, dizei a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que quando saírem que se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que se distinguiam das demais e não sejam molestadas; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.'' (33ª Surata, Al Ahzab, versículo 59).
Torna-se claro neste versículo do Alcorão Sagrado, que a razão desta injunção, não é o temor de que a mulher venha a se comportar mal, ou de desconfiança dela, como alegam alguns ocidentais, mas sim pelo perigo para ela, pôr parte de homens imorais. 
Outras razões secundárias incluem a exigência Hijab para manter a modéstia. Sendo desta maneira avaliados ambos os aspectos das mulheres a inteligência e habilidade, em vez de olhares e sexualidade.
Uma mulher muçulmana que utiliza o Hijab está fazendo uma declaração, sobre a sua identidade, qualquer um que a vê, saberá que ela é uma muçulmana. As mulheres muçulmanas que usam o Hijab se sentem dignas, e honradas, elas se sentem bem pôr serem identificadas como uma mulher muçulmana, e por serem servas de Allah(SWT).

O Islam é a favor da agressão e do casamento forçado?

O Islam é totalmente contra a agressão a qualquer ser vivo, homem, mulher, até mesmo aos animais. Vimos no inicio que antes era comum os árabes enterrarem suas filha vivas e sobre isso Allah(SWT) diz no Seu livro: ''Quando a filha, sepultada viva, for interrogada: Porque delito fostes assassinada?'' (81ª Surata, At Taquir, versículos 8 e 9)
O Islam é a favor da vida, e da liberdade das mulheres, mesmo que grupos que se dizem islâmicos façam o contrario.
O Profeta(S) disse: Quem agredir sua mulher não é dos nossos
Quanto ao divorcio e a agressão vemos que Deus diz no Alcorão ...nem as atormentar com o fim de vos apoderardes de uma parte daquilo com que as tenhais dotado... Vemos que Deus proibiu que o homem atormente, maltrate sua mulher, e também proibiu no mesmo versículo que o marido se apodere de algo que ele a tenha dado.
Ao casamento forçado se tem um relato sobre esse assunto  "Certa moça veio à presença do Profeta(S) e o informou de que seu pai a havia casado com o primo dela contra a sua vontade, ao que o Profeta(S) permitiu-lhe exercer sua opção. Ela então disse: Estou reconciliada com o que meu pai fez mas eu queria que as mulheres soubessem que os pais não tem nada a decidir nesses assuntos." Muhammad (S) disse também "Não se casa a viúva ou divorciada(não virgem)até que seja consultada e manifesta a sua aprovação. Tampouco se casa a virgem até que dê o seu consentimento que pode manifestá-lo com o silêncio."
Então seguindo esses Hadiths é a mulher que se decide com quem deve casar.

Vimos que o Islam elevou a mulher numa época que ela era destratada, e as deu direito que a sociedade ocidental só conseguiu séculos depois. Vimos que o Alcorão por ser a verdadeira palavra de Deus, respeita a mulher diferente de outros livros sagrados. Agora veremos alguns Hadiths sobre a mulher, seja ela mãe, irmão, filha, esposa, o Profeta(S) honrou todas elas.

E o melhor dentre vós é aquele que melhor trata a sua mulher, e o que é melhor para com a sua mulher.
O mundo e todas as coisas contidas nele são preciosas, mas, a coisa mais preciosa no mundo é uma mulher virtuosa.
Um homem que tem uma filha, não a despreza, não prefere seu filho a sua filha, Deus o admite-la no Reino dos Céus.
O paraíso encontrasse nos pés das mães
A mulher foi feita da costela do homem. Não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário