quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: O ZAKAT



Bismallah


Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.



ZAKAT
Zakat é um termo em árabe que não possui um equivalente no nosso idioma, por ter uma série de significados, dentre eles: crescer, aumentar e purificação.
"E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Deus, fossem monoteístas, observassem a oração e pagassem o Zakat; esta é a verdadeira religião." (Alcorão Sagrado 98:5)
"Praticai a oração, pagai o Zakat e genuflecti, juntamente com os que genuflectem." (Alcorão Sagrado 2:43)


O Zakat fundamenta-se na tese de que o dinheiro, a riqueza e todos os bens materiais pertencem, a Allah, Ele é, portanto, o verdadeiro e o legítimo dono de tudo que existe no Universo. "Seu é tudo o que existe nos céus, o que há na terra, o que há entre ambos, bem como o que existe sob a terra." (Alcorão Sagrado 20:6)

O Zakat é a retirada do correspondente a 2,5% de seus bens no fim do ano lunar. Sua obrigatoriedade recai sobre todo muçulmano que tenha atingido a puberdade, seja livre e goze de plenas faculdades mentais e cujas condições financeiras estejam dentro ou acima do teto (nissab)."Crede em Deus e em Seu Mensageiro, e fazei caridade daquilo que Ele vos fez herdar. E aqueles que, dentre vós, crerem e fizerem caridade, obterão uma grande recompensa." (Alcorão Sagrado 57:7)

O Zakat é recolhido e dado para o grupo de pessoas e fins abaixo:
1-Os muçulmanos pobres - São aqueles necessitados que não podem trabalhar ou não conseguem trabalho.
2-Os muçulmanos necessitados - O necessitado é aquela pessoa que não possui o necessário para se e sua família.
3-Os coletores do Zakat - Funcionários empregados em sua administração
4-Os novos no Islam - São recém convertidos ao Islam, que, em decorrência desta conversão, sofreram quaisquer dificuldades, como perda de bens, emprego etc.
5-Libertação- É destinado o dinheiro do Zakat, a fim de se libertarem-se os prisioneiros de guerra.
6-Os endividados - São os muçulmanos que não dispõe de recursos para saldar as suas dívidas.
7-Na causa de Deus - Abrange tudo que venha trazer benefício para os muçulmanos no campo social, econômico e religioso.
8-Os viajantes muçulmanos - São aqueles muçulmanos que se encontram longe do seu domicílio, em um país estrangeiro, por exemplo, e necessitam de ajuda para retornarem aos seus lares.
"As esmolas (do Zakat) são tão somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionários empregados em sua administração, para aqueles cujos corações têm de ser conquistados, para a redenção dos escravos, para os endividados, para a causa de Deus e para o viajante; isso é um preceito emanado de Deus, porque é Sapiente, Prudentíssimo." (Alcorão Sagrado 9:60)

Além de ter benefícios espirituais, o Zakat trai benefícios sócias ele purifica o coração de quem o dá da avareza, da mesquinhez, do egoísmo e da sede de riqueza. E, por outro lado, purifica o coração daquela pessoa que a recebe da inveja, da cobiça e do ódio dos mais abastados."É certo que prosperarão os fiéis, Que são humildes em suas orações. Que desdenham a vaidade Que são ativos em pagar o zakat." (Alcorão Sagrado 23:1-4)

Nossos bens mundanos são dádivas de Allah(swt) e tentações pois podemos nos dedicar a conseguir mais e mais, comentando pecados para alcançar a satisfação material, que numca vira. Quando ajudamos os mais necessitado estamos se ajudando, pois Ele vai nos recompensar e nos dará algo muito melhor.
É como se cada um de nos tivéssemos um cassa gigantesca e muito bela sendo construída, mais por um tempo até que ela ficasse pronta estivéssemos morando em uma casa menor, o dinheiro que você ganharia guardaria uma parte para comprar moveis para a sua casa nova. E essa casa nova que esta sendo construída é o Paraíso, a casa velha é a nossa vida terrena, e o dinheiro que guardamos é a caridade.

Disse o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele): "A caridade (Zakat) apaga os pecados do mesmo modo que a água apaga o fogo.
"A caridade jamais diminui o patrimônio."
"O exemplo daqueles que gastam os seus bens pela causa de Deus é como o de um grão que produz sete espigas, contendo cada espiga cem grãos. Deus multiplica mais ainda a quem Lhe apraz, porque é Munificente, Sapientíssimo." (Alcorão Sagrado 2:261)

Nenhum comentário:

Postar um comentário