domingo, 2 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: OS 5 PILARES DO ISLAM


Bismalllah
  Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.

Os Cinco Pilares da Religião Islâmica


O Islam se assenta sobre cinco pilares. O primeiro de todos é prestarmos testemunho de que não existe outra divindade além de Deus, e de que Mohammad é o Seu Mensageiro; o segundo é a prática das orações; o terceiro é a paga do tributo social (zacat); o quarto é a peregrinação à Casa de Deus (em Makka); e o quinto é a observância do jejum no mês de Ramadan.
Tentarei explicar aqui de forma breve e simples os pilares do Islam.
1-shahada: 
O testemunho de Fé, tem a mais importante crença islâmica, quando pronunciamos ( Achhadu An Lá Iláha illa Allah)ou seja: (Testemunho que não há outra Divindade além de Deus).
É a nossa crença na unicidade de Allah(SWT). Essa sentença descarta a adoração de qualquer outra coisa como ídolos, como fenômenos da natureza, poder, riqueza e similares,   E quando pronunciamos a segunda parte que é: Ach hadu anna Muhammad Rassulullah, ou seja; (E testemunho que Muhammad é o Seu Mensageiro)
Certificando que Muhammad(S), é o último mensageiro deAllah(SWT), acreditamos e seguimos seus ensinamentos, como   na crença nos anjos, nos Livros revelados, nos mensageiros, no Dia do Juízo Final e na predestinação, mencionados na aula anterior.
Obedecei a Deus e ao Mensageiro, a fim de que sejais compadecidos.(Alcorão Sagrado 3:132) 

2º- A Oração Salat 

"Sou Deus. Não há divindade além de Mim ! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome." (Alcorão Sagrado 20:14)
"A oração é uma obrigação prescrita aos crentes, para ser cumprida em seu devido tempo." (Alcorão Sagrado 4:103) A forma de faze-la foi passada pelo Profeta(S). Disse o Profeta ''Orai como me vistes orando''
A Oração é um, dever de todo muçulmano capaz, devemos ter em mente que Allah(swt) não precisa de nossa oração, pelo contario nos é que precisamos dele.
Embora a Oração seja aceita em qualquer lugar como em casa, no trabalho, etc. Ele nos orientou para construirmos mesquitas. A Oração é de extrema emportancia para a Fé, e o Profeta(sas) disse: Para o muçulmano cair na heresia e no ateismo basta somente deixar de comprir as orações. Allah(swt) nos prescreveu cinco orações díarias e seus horários: 1-A oração da Alvorada. 2-A Oração do Meio dia. 3- A Oração da Tarde. 4- A Oração do Pôr do Sol. 5-A Oração da Noite. A Oração faz o crente reservar um tempo para o Criador, e nos faz lembrar as dadivas de ALLAH(swt), e nos faz recordar do que é certo e errado. 

3-O Jejum no Mês de Ramadan
Ramadan é nono mês do calendário islâmico, pode ter 29 ou 30 dias. No Ramadan Abrem-se as portas do Céu, fecham-se a do Inferno e acorrentam-se nele os Demonios. O Jejum duranre esse mês consiste em ficar sem comer e beber da Alvorada ao Pôr do sol, e é obrigatoria para os muçulmanos que ja atingiram a puberdade e gozam de saúde. Foi no mês de Ramadan que o Alcorão foi revelado, o jejum é um forma de autocontrole, e diciplina para os desejos do homem. Se aprendendo a controla os atos, a lingua, o estomago.Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por Ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais." (Alcorão Sagrado 2:183-185)

4-O Zakt
''E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Deus, fossem monoteistas, observasse a oração e pagassem o Zakat; esta é a verdadeira religião''(98:5) O Zakat consiste em pagar um parcela anual de 2,5% de seu ganho anual para a comunidade muçulmana, ele é destinado para os menos favorecidos. Devem pagar o Zakat todo muçulmano com possibilade financeira.
5º-A Peregrinação à Makka Hajj


A peregrinação é cumprida no décimo segundo mês do calendário islâmico, o mês de Zul Hija. A peregrinação é uma obrigação somente para aquelas pessoas que atingiram a puberdade, são livres, mentalmente sãs, física e financeiramente capazes para empreender tal viagem. "E (recorda-te) de quando indicamos a Abraão o local da Casa, dizendo: Não Me atribuas parceiros, mas consagra a Minha Casa para os circungirantes, para os que permanecem em pé e para os genuflexos e prostrados. E proclama a peregrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquo lugar, para testemunhar os seus benefícios e invocar o nome de Deus, nos dias mencionados, ..." (Alcorão Sagrado 22:26-28)

Os elementos principais da peregrinação:
1º- Al Ihram – É a intenção de cumprir a peregrinação.
2º- Al Tawaf – Consiste em dar sete voltas em torno da Kaaba, repetindo, com isso, o que foi feito pelo profeta Abraão e  seu filho Ismael. (Que a benção e a paz de Deus estejam com todos eles
3º- Al Sai- Consiste em percorrer a distância entre os montes de Al Safa e Al Marua, sete vezes, repetindo com isso o que foi feito pela esposa do profeta Abraão(as), Agar, quando procurava água para o seu filho Ismael(as) .
4º- Jamarat – Que consiste em repetir o mesmo ato feito pelo profeta Abraão, quando estava indo cumprir a ordem de Deus de sacrificar o seu filho Ismael.
5º- A parada em Arafat – Que consiste em ficar ali desde o entardecer do dia nove até o pôr do sol do mesmo dia. Arafat é o único local na realização da peregrinação, em que todos os peregrinos ficam juntos num mesmo lugar.
Os peregrinos passam esses momentos em oração, pedindo perdão a Deus. Podemos ter nesse momento uma idéia, uma visão de como será o Dia do Juízo Final, onde todos os seres humanos, após serem ressuscitados, estarão juntos esperando pelo julgamento.A peregrinação a Makkah, é a maior convenção anual de fé, o maior congresso mundial, realizado anualmente por muçulmanos de diferentes nacionalidades, línguas e cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário