segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: OS COMPANHEIROS E AS TRADIÇÕES DO PROFETA(SAS)



Bismallah

Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.

SUNNAH

Os muçulmanos amam o Profeta Muhammad(s) e o seguem, tentam seguir seus passos nos dias de hoje, agir como ele orientou, com boa moral e conduta. Visto na aula passada que a conduta e a vida do Profeta(s) por si só já é um milagre, é um dever de todo muçulmano seguir seu exemplo diário. A Sunnah é o exemplo diário do Profeta(S) que foi relatado e chegou ao nosso tempo através de Hadiths.


Os companheiros observaram, memorizaram e escreveram a tradição, que foi ditada ou praticada pelo próprio Profeta. Três séculos depois da morte do Profeta Mohammad (SAS), uma grande biblioteca dos ditos (Hadiths), com suas explicações, foi formada, além de uma biografia feita pelos narradores dessas tradições. Os muçulmanos desenvolveram um método para se proteger a transmissão de informações. Uma corrente (isnad) de narradores de uma tradição foi usada, onde cada narrador menciona as suas fontes, até que a corrente termine nos companheiros que ouviram e aprenderam diretamente do Profeta (SAS).
Para poder autenticar-se o que havia sido atribuído ao Profeta Mohammad (SAS), houve a necessidade de se estudarem as biografias de todos os narradores. Para que um narrador fosse qualificado, teria de ser prudente, honesto, confiável e ter a habilidade de memorizar.



SAHABAS

Deus, na Sua glória e no Seu poderio, selecionou a Muhammad(SAS) para ser o mais favorecido dos Seus profetas e o derradeiro deles, assim como deu o Islam (à humanidade) como a final e a mais aperfeiçoada forma da Sua religião. Ele também escolheu, na Sua infinita sabedoria, certos indivíduos para serem os primeiros aderentes e pregadores do Islam, favorecendo-os sobre toda a humanidade, para serem os Seus mais devotados servos e líderes, nas suas porfias para a sua liberdade quanto à religião.



Foram os primeiros que creram em Deus e na divina missão de Muhammad (SAS), defendendo e dando-lhe seus apoios. Ao servirem a Deus, não havia nada que lhes fosse muito precioso: nem suas vidas, nem seus prestígios, nem tampouco suas saúdes. As missões dos Companheiros eram levarem a mensagem do Islam para toda a humanidade e, para cumprirem suas missões, engajavam-se em guerras, suportavam os exílios, as separações das suas famílias e dos entes queridos. Portanto Deus, o Todo-Poderoso, descreveu os Companheiros como vemos no Alcorão Sagrado: “... sem desanimarem com o que lhes aconteceu; não se acovardaram, nem se renderam.” (3:146)


Acerca deles, o Mensageiro de Deus(SAS) disse:“Não faleis mal dos meus companheiros; não faleis mal deles, porque se qualquer um de vós gastasse uma montanha de ouro em caridade, iria obter menos virtude do que aquela que pode ser encontrada no topete de um deles”

Nenhum comentário:

Postar um comentário