segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: PILARES DA FÉ


 

BismallahLouvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.
 Pilares da Fé 

A crença islâmica é clara, simples, é uma crença que não aceita acréscimos e nem que se retire algo dela. A crença no Islam se resume em seis pilares que se complementam, o que significa que aquele que nega um desses pilares não é muçulmano.

 
Fé em Deus:
O Muçulmano acredita em um Deus Único, Supremo e Eterno, Infinito e Poderoso, Clemente e Misericordioso, Criador e Sustentador. Para ser efetiva está crença exige completa confiança e esperança em Allah(SWT), submissão voluntária à vontade d'Ele e confiança na Sua Misericórdia. Isso confere dignidade ao homem e salva-o do medo e do desespero, do pecado e da confusão. De modo a ser um muçulmano, é necessário acreditar na unicidade de Allah, no sentido de Ele ser o único Criador, Preservador, Provedor, etc. Além dessa crença, deve-se reconhecer o fato de que apenas Allah merece ser adorado e, portanto, abster-se da adoração de qualquer outra coisa ou ser.
Um crente ama, é grato a Allah(SWT), se submete a Ele e O serve com grande humildade mas também O teme,.  Não se pode estar em tal estado mental sem estar consciente de Deus praticamente o tempo todo.  Relembrar Allah(swt) é, portanto, a força vital da fé, sem a qual ela perde o vigor e se esvai.
“Ele é Deus; não existe deus exceto Ele.  Ele é o Conhecedor do oculto e do visível; Ele é o Clemente, o Misericordioso.  Ele é Deus; não existe deus exceto Ele.  Ele é o Rei, O Puro, A Paz, O Confortador, O Preservador, o Todo-Poderoso, o Transcendente, o Sublime.  Glorificado seja Deus, acima do que idolatram!   Ele é Deus, o Criador, o Iniciador da Criação, o Configurador.  A Ele pertencem os Mais Belos Nomes.  Tudo que está nos céus e na terra O glorifica; Ele é O Todo-Poderoso, O Sábio.” (Alcorão 59:22-24)
Fé nos MALÁIKA (Anjos)
Enquanto ser Humano foi criado de barro, eles foram criados a partir da Nur (Luz) razão pela qual, os seres humanos exceto os Profetas não podem vê-los na sua natureza ou forma original. Porém, podem ser vistos se tomarem uma forma física.  
Eles foram criados antes do ser humano, não têm inclinação para nenhuma maldade, desejo carnal, como: comer, beber, dormir, necessidades fisiológicas, etc...  
Estão constantemente engajados no cumprimento e execução das ordens deAllah(SWT), nunca O desobedecem; atuam absolutamente de acordo com as Suas ordens, sem nada alterar, aumentar ou diminuir.
Há dois anjos acompanham constantemente, dia e noite, todo o indivíduo, cabendo a um registrar as suas boas ações e a outro as más, não lhes escapando absolutamente nada. 
‘’Cada (de tais pessoas) tem (anjos) protetores. Escoltam-no em turnos sucessivos, por ordem de Deus. Ele jamais mudará as condições que concedeu a um povo, a menos que este mude o que tem em seu íntimo. E quando Deus quer castigar um povo, ninguém pode impedi-Lo e não tem, em vez d’Ele, protetor algum.’’ (Alcorão Sagrado 13:11)

Fé nos Livros
Crer em todos eles é uma obrigação que foi ordenada por Allah. Único sem parceiros, aos muçulmanos no Alcorão Sagrado e também nos hadith do Profeta Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele), do contrário a pessoa não pode ser um muçulmano, porque todas as religiões reveladas, na essência e na fundação básica são as mesmas; a religião da submissão ao Deus Unico. 
Temos que acreditar em todos os livros revelados, mesmo se não sabermos os números deles, só que devemos ter em mente que os livros hoje que temos conosco, foram adulterados a Bíblia, a Tora. Somente o Alcorão restou como única fonte da Palavra do Senhor.
Fé nos Profetas
Não sabemos o número exato de Profetas que Allah, O Poderoso, nos enviou, mas sabemos que os Profetas antes de Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) eram enviados para uma comunidade enquanto o último dos Profetas foi enviado para toda a humanidade, e esse Profeta foi Muhammad(S).  ‘’E ele respondendo disse: eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.’’ (Mateus 15:24)   
A humanidade não precisa de outros Profetas depois de Muhammad (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) porque os seus ensinamentos estão vivos, intactos e completos
Deus enviou Profetas para nos guiarem e com eles enviou vários livros com ensinamentos para servirem de guia para a humanidade, para que desta maneira possa obter êxito e total harmonia aqui na terra, assim como no outro mundo, e como adorar a Deus corretamente. 
Crer no Dia do Juizo
É a crença do muçulmano de que haverá um outro mundo além deste, no qual viveremos eternamente, e que este mundo em que vivemos nada mais é do que um local transitório, onde fazemos os nossos teste. Deus acabará com ele quando chegar a sua hora e julgara cada um por suas obras.

A fé na existência do Dia do Juízo Final e da vida após a morte é o fator mais decisivo na vida de um homem. A sua aceitação ou rejeição vai determinar o curso da sua vida e comportamento, pois, caso o indivíduo tenha apenas como objetivo o sucesso ou fracasso neste mundo, ele só se preocupará com os benefícios e os prejuízos que possam lhe ocorrer nesta vida. Por outro lado, o indivíduo que crê no Dia do Juízo Final e na vida após a morte, estará firmemente convicto das conseqüências finais dos seus atos, e irá considerar todos os seus ganhos e prejuízos mundanos como temporários e transitórios e não irá pôr em risco a sua felicidade eterna por causa de um benefício transitório. Ele irá praticar o bem, por mais dispendioso que seja em termos materiais ou por mais prejudicial que seja para os seus interesses mundanos. Ele evitará o mal, por mais encantador e atrativo que pareça e julgará os fatos do ponto de vista das suas conseqüências eternas e não se submeterá aos caprichos e extravagâncias.

Crença na Predestinação (Kadá e Kadar, ou takdir):
  Em primeiro lugar, elas indicam que Allah, Todo Poderoso traçou um plano de toda a sua criação nos seus mínimos detalhes. Por isso, devemos acreditar que não existem acidentes na natureza e, sim que, tudo o que ocorre foi decretado por Allah O Altíssimo. Por exemplo, os aspectos relacionados com os movimentos dos astros e as suas respectivas distâncias, a pressão atmosférica, dentre outros, foram previamente planejados por Ele.

(39:62)- "Deus é o Criador de tudo e é de tudo o Guardião."
  Agora, no que tange aos seres humanos, Ele nos dotou de livre arbítrio, sendo que o mesmo não é total e sim parcial. Existem coisas que foram determinadas porAllah(SWT), sem que nós possamos interferir. Como, por exemplo, quando iremos nascer, quem serão os nossos pais, como serão nossas características físicas, quando iremos morrer, como também a nossa incapacidade de controlar os músculos do nosso coração ou do nosso estômago, etc. Mas existem outras situações em que nós podemos utilizar o poder de escolha, como o que queremos estudar, se desejamos praticar o bem ou o mal, com quem queremos casar, se queremos abrir ou fechar a mão, se queremos sentar ou levantar e etc.
91:8-10)- "E lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado, Que será venturoso quem purificar (a alma), E desventurado quem a corromper


Nenhum comentário:

Postar um comentário