quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: SALAT



Bismallah
Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele.

SALAT

A palavrasalat é o ato de implorar, significando “glorificação”. É por isso que se chamam os atos específicos de veneração de salat, por consistirem na glorificação de Deus, exaltado e louvado seja.
A oração deve ser feita por qualquer muçulmano, seja homem ou mulher e que sejam capazes de praticá-la, O devoto realiza a oração para se lembrar de seu Senhor, assim o homem se afasta do que é ilícito e recorda do verdadeiro propósito dessa vida: “A oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito; na verdade, a recordação de Deus é mais importante. Sabei que Deus está ciente de tudo quanto fazeis”. (29ª Surata, vers. 45) 
Os muçulmanos rezam cinco vezes ao dia. Muitos não muçulmanos dizem: Nossa cinco vezes é muito. Não se nós vermos o tempo que nos se detrairmos com coisas mundanas como novelas, facebook, entre outros.
A oração lembra o homem de seu Senhor, lembra o homem do correto, lembra que estamos nessa vida de passagem com o intuito de servir a Allah(swt). Então quando vamos fazer algo errado lembramos que esta perto do momento da oração e assim não fazemos esse ato.   
"Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é carga pesada, salvo para os humildes, Que sabem que encontrarão o seu Senhor e a Ele retornarão." (Alcorão Sagrado 2:45-46) 
Antes da oração se deve observar os seguintes fatores:
1.As roupas com as quais iremos orar, têm que estar sem os vestígios de impurezas. E em relação ao nosso corpo, temos que fazer a ablução, que é uma lavagem parcial do corpo como descrito no versículo a seguir: "Ó fiéis sempre que vos dispuserdes a observar a oração, lavai o rosto, as mãos e os antebraços até aos cotovelos; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas e lavai os pés, até aos tornozelos..." (Alcorão Sagrado 5:6)
           2.Estar direcionado à Makka Os muçulmanos de todos os cantos do planeta, ao realizarem as suas orações, se voltam em direção a Makka, simbolizando dessa forma a sua unidade, e seguindo a determinação de Deus, o Altíssimo:"Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada Mesquita (de Makka)! E vós (crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rostos até ela." (Alcorão Sagrado 2:144)
Como já vimos a oração(obrigatória) é feita 5 vezes ao dia nos respectivos horários:
1º- A oração da Alvorada Salat al-Fajr (Que começa com o alvorecer do dia e termina ao nascer do sol).
2º- A oração do Meio-dia Salat az-Zuhr (Que começa quando o sol atinge seu ponto culminante, com a sombra em zero graus e termina quando a sombra estiver do mesmo tamanho do objeto).
3º- A oração da Tarde Salat al-´Asr (Que começa quando a sombra do objeto estiver igual ao seu tamanho e termina quando a sombra se tornar o dobro do objeto).
4º- A oração do Pôr do Sol Salat al-Maghrib (Que começa com o pôr do sol e termina com o desaparecimento do crepúsculo vermelho ou seja daquela luminosidade avermelhada).
5º- A oração da Noite Salat al-´Ichaa' (Que começa quando se extinguir a última luz refletida do sol e termina com o raiar da aurora).


"Observai a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos fiéis para ser cumprida em seu devido tempo." (Alcorão Sagrado 4:103)
A importância da oração se resume em dois ditos do Profeta(Deus o abençoes e lhe dê paz), ele disse: “Acima de tudo está o Islam, seu pilar é a oração e seu ponto culminante, a luta pela causa de Deus”.
"Para o muçulmano cair na heresia e no ateísmo, basta somente que ele deixe de cumprir as orações." 
Vimos nos Hadiths acima que o Profeta(S) advertiu e comparou aquele que não observa as orações com o descrente, porque isso? Porque quando deixamos a oração deixamos também Allah. Observando a oração nos apegamos a Allah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário