terça-feira, 18 de dezembro de 2012

APRESENTANDO O ISLAM: XIISMO E SUNISMO


Bismallah
Louvado seja Deus, o Criador dos Céus e da Terra! Testemunho que não há  divindade exceto Deus Único e sem parceiros e testemunho que Muhammad é Seu servo e o selo de Seus Mensageiros. E que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, sobre seus familiares e companheiros e todos aqueles que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.

Xiismo e Sunismo


“Não és responsável por aqueles que dividem a sua religião e formam seitas, porque sua questão depende só de Deus, o Qual logo os inteirará de tudo quanto houverem feito.” (Alcorão 6:159)

Um dos cenários mais surpreendentes para os não-muçulmanos e novos muçulmanos é a divisão que podem ver entre muçulmanos xiitas e sunitas. Alguns tendem a ficar confusos quando vêem que cada grupo reivindica estar seguindo o verdadeiro Islã. A palavra “sunita” em si vem do termo “Sunnah”,  que é são os ensinamentos do Profeta Muhammad(S). A palavra xiita (Shi’a em árabe) significa “apoiadores” os xiitas seguem doze Imams infalíveis.
O Xiismo difere no primeiro e mais importante pilar do Islã e da fé, chamado de Shahada, o testemunho que se dá ao afirmar a fé no Islã, de que ninguém merece adoração exceto Deus e que Muhammad é Seu servo e mensageiro. O testemunho é o aspecto mais importante do Islã, e toda a religião é construída sobre ele, que personifica esse monoteísmo e crença em Deus singular e total.Sua shahada compreende a declaração: “Ninguém merece adoração exceto Deus e Muhammad é Seu servo e mensageiro e Ali é Seu amado e escolhido, e sucessor do Profeta.”

O Profeta(S) disse: Toda inovação é um desvio e todo desvio leva ao inferno

A crença apropriada sobre Deus, ou credo, é o aspecto mais importante da religião do Islã. Durante os primeiros 13 anos da missão profética de Muhammad(S), ele corrigiu as crenças do povo sobre Deus e advertiu-os contra adorar a outros ao lado de Deus, sejam eles anjos, profetas, santos, mártires, árvores, pedras, estrelas ou ídolos. Explicou que apenas Deus, Aquele que os criou, era para ser adorado. Poucas legislações e atos de adoração foram revelados para esse período. A maioria do Alcorão em si chama para essa crença.
Essa é uma crença inflexível no Islã e é a base a partir da qual se entra no Islã. Allah(SWT) diz no Alcorão que adorar outros ao lado Dele é um pecado merecedor de danação eterna no Inferno:“A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal!” (Alcorão 5:72)
A interseção, como sabemos, religiosamente, se define como pedirmos para eu alguém interceda por nós perante Allah. Assim a escola Shia diz que podemos pedir interseção aos Imams para que os mesmos advoguem por nós, através e súplicas a Allah. A escola sunni diz que isso é errado, pois isso contraria os conceitos de Unificação de Divindade. A Unificação de Divindade Tawhid al-Uluhiyyah é a crença que todas nossas ações, adorações e sentimentos devem ser voltadas unicamente para Allah, assim não podemos pedir ou suplicar nada para ninguém senão Allah, pois do contrário estaríamos colocando aquilo ou aquele a quem suplicamos no mesmo nível de Allah.

Para provar que podem recorrer a interseção os xiitas usam Hadiths (ditos, ensinamentos do Profeta) considerados fracos. Ou uma interpretação duvidosa do Alcorão como , por exemplo, a Surra de José que conta a história de José(AS). Vejamos agora a interpretação de um xiita sobre a interseção:
Os irmãos de José pedem a seu pai para que intercedam por eles perante Allah por perdão a eles. “[Os irmãos de José] Disseram: Ó nosso pai! Implora perdão por nossos delitos. Por certo, estávamos errados. Disse [o pai]: Implorei a meu Senhor perdão para vós (...)” (Yussuf 97 – 98). Agora, talvez a questão que apareça em sua mente é “Mas o pai de José e seus irmãos estava vivo, os doze Imams estão mortos, não podemos pedir interseção para os mortos, pois eles nada podem fazer”. Mas veja o que Allah diz em seu sagrado livro: E não creiais que aqueles que sucumbiram pela causa de Allah estejam mortos; ao contrario, vivem, agraciados, ao lado do seu Senhor. (Al Imran 169) E portanto se os mesmos(Imams) foram mortos na causa de Allah, podemos concluir que o ato de pedir interseção a estes não é errado e nem ao menos idolatria.

Os xiitas recorrem também ao Hadith em que o Profeta(S) fala: “Eu serei o primeiro intercessor pelo paraíso” Para dizer assim que a interseção é permitida.

Analisemos agora as interseções mencionadas:
Surra de José- Essa interseção é de alguém orar pedindo por você, e isso é totalmente valido. Pois não são os irmãos de José(AS) que estão orando para Jacó(AS), e sim Jacó orando para Allah(SWT) mencionando seus filhos.
Pelos Mártires- Dizer que se pode orar e pedir a interseção de um morto porque ele é mártir, é o mesmo que muitos cristãos católicos fazem, adorando pessoas que morreram pela causa de Deus "Tomam seus rabinos e seus monges por senhores, além de Allah" (Alcorão 9:31). E se podemos rezar e pedir aos Imams podemos rezar e pedir a Jesus(AS) já que ele não morreu e esta no Céu, esperando para voltar.
Muhammad- Esta interseção é pedir a Allah(SWT) por alguém, observe que Muhammad(S) vai pedir para Allah diretamente e não por intermediários. Ele orara por nós, mais nós não podemos orar para ele.

Crenças Básicas que Diferem os Xiitas dos Sunitas
Imanato: Os xiitas acreditam nos chamados Imams, ou seja, doze homens, sendo onze descendentes do Profeta Muhammad (s) foram escolhidos para guiar a Ummah (comunidade islâmica) no caminho correto do Islam.
Crença nos Sábios: Os xiitas acreditam nas palavras dos Aiatolás e dos Sayed’s. Os Aiatolás são vistos como grandes sábios e os Sayed’s são vistos como descendentes diretos ou indiretos do Profeta (S).

  ‘’ Aquele que tentar introduzir em nossa religião algo que não faça parte dela será rechaçado.”

DOZE IMAMS

1 – Imam Ali ibn Al Khatab
2 – Imam Hassan ibn Ali
3 – Imam Hussein Ibn Ali
4 – Imam Ali Ibn Hussein
5 – Imam Muhammad ibn Ali
6 – Imam Jafar ibn Muhammad
7 – Imam Musa ibn Jafar
8 – Imam Ali ibn Musa
9 – Imam Muhammad ibn Ali
10 – Imam Ali ibn Muhammad
11 – Imam Hassan ibn Ali
12 – Imam Muhammad ibn Hasan

É muito importante respeitar os primeiros califas, e a família de Muhammad(S), Ali(R) o quarto califa é amada por todos os muçulmanos mais os xiitas exageram no seu amor por ele se desviando do Islam
.
 
“O Islam se assenta sobre cinco pilares. O primeiro de todos é prestarmos testemunho de que não existe outra divindade além de Deus, e de que Mohammad é o Seu Mensageiro; o segundo é a prática das orações; o terceiro é a paga do tributo social (zacat); o quarto é a peregrinação à Casa de Deus (em Makka); e o quinto é a observância do jejum no mês de Ramadan.”


2 comentários:

  1. Outra diferença meu irmão é na Assalat, oração; onde os Xiitas juntem as em tres horários ao em vez de cinco horários. Há outras diferenças bem mais extremas que causaram problemas entre os Xiitas e Ahl Assuna é o desrespeito para a mãe dos crente e esposa do Profeta Mohammad(S), Aisha que Allah esteja satisfeito com ela.

    ResponderExcluir
  2. Caro Irmão:
    Os xias não oram aos imames nem às sepulturas, mas respeitam. É diferente. Você não respeitaria o túmulo de seus pais?
    Veja o que essa crença radical (wahabismo) está fazendo com o mundo islâmico. Veja a que nível de perversidade chegaram.
    As outras religiões também tem várias linhas de pensamento. Mas por que só no islam se atacam? Acha justo matar os shias como faz o EI?
    Na verdade, o wahabismo foi uma aliança muito conveniente entre as monarquias árabes e os religiosos.
    Pense nisso!

    ResponderExcluir