sábado, 28 de junho de 2014

KARIM BENZEMA


   كريم بن زيما Karim Benzema Mostafa é sem duvida um dos grandes jogadores do futebol mundial, e a grande esperança para a seleção francesa conquistar seu sugundo titulo da Copa do Mundo FIFA. Muçulmanos praticante o jogador apesar de ser um dos responsáveis pela boa campanha do Le´Blues nesta copa ele vem sendo alvo de criticas de alguns franceses. As criticas não tem nada a ver com o futebol apresentado pelo jogador, mas sim por uma escolha feita por ele, a de não cantar o hino francês.
O atacante de 26 que atua pelo Real Madrid nasceu na cidade de Lyon na França, mas nunca escondeu sua origem argelina, e sua fé no Islam, é comum ver ele rezando antes das partidas, e erguendo as mãos para os céus em sinal de agradecimento após marcar gols, já doou mas de 3 milhões de Euros para impedir a destruição de um mesquita em Lyon. Sendo que uma atitude política de sua parte vem sendo alvo de criticas de franceses, ele não canta o hino em um protesto contra a xenofobia. A letra da Marselhesa, um dos hinos mas famosos do mundo diz: “Às armas, cidadãos / formai vossos batalhões / marchemos, marchemos! / Que um sangue impuro / banhe o nosso solo’’.
O político Jean Marie Le Pen, o presidente de honra do partido ultraconservador Frente Nacional, ano passado sugeriu que ele não fosse mais convocado por não cantar o hino.
Questionado o jogador respondeu “Se eu cantar o hino, não significa que vou marcar três gols”, “E se eu não cantar, mas quando o jogo começar, fizer três gols, não acho que alguém vá dizer que eu não cantei a Marselhesa. Ninguém vai me obrigar a cantar. Mesmo alguns torcedores não cantam. Zidane, por exemplo, não cantava necessariamente. E há outros.”
Grande atitude deste jogador muçulmano que mostra em solo brasileiro não so habilidade dentro de campo, mas também fora dele.

3 comentários: